sexta-feira, 23 de novembro de 2018

3 Particularidades da arca que nos representa (Parte 1)


Êxodo 25:10-16

Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.
Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.

Na antiguidade, a arca da aliança era sinal da presença de Deus. Ao confeccioná-la, Deus deu as medidas para a fabricação da arca. Hoje em dia, Deus não habita mais na arca, ele habita em nós. Mas é importante entendermos o significado da arca porque tem muita semelhança do que somos hoje espiritualmente.

Vamos ver como essa arca foi fabricada e o significado disso para nossas vidas espiritualmente hoje.

1 – Madeira de Acácia/cetim:
Madeira tortuosa, mas que podia ser moldada.
Representa o homem cheio de defeitos, mas que pode ser moldado pelo Senhor. Somos cheios de defeitos, tortuosos e falhos. Mas assim como o homem trabalhou naquela madeira para transformá-la em algo tão importante para Deus e que conteria a sua presença, Deus quer trabalhar na sua vida também. Deus quer que sejamos transportadores da glória de Deus assim como a arca o era.

Deixa Deus trabalhar na sua vida como aquele homem trabalhou na madeira de acácia para transformá-la em algo que transportaria a presença de Deus. Deus quer, assim como ele habitou na arca, habitar na sua vida hoje. Você é como madeira tortuosa, mas que pode ser trabalhada.

2 – A arca foi revestida de ouro por dentro e por fora:
Mas porque por dentro primeiro? Porque a obra de Deus na vida do homem começa de dentro pra fora. Nós somos a arca de Deus atualmente. Precisamos ser moldados e precisamos trazer essa mudança a começar dentro do nosso coração. Deus conhece os desejos mais secretos do nosso coração. Ele conhece como temos vivido na nossa alma e no nosso coração.
Antes de pedir qualquer coisa pra Deus, ore pedindo revestimento dentro do seu ser.

Lucas 22:31-34
Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.
Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.

Pedro era impulsivo, arrogante e não gostava de ouvir. Por isso que quando Jesus viu que satanás estava para peneira-lo, Ele disse que rogou por Pedro. Jesus não brigou com Pedro, ele orou por Pedro. Muitas vezes não adianta brigar e aconselhar se a mudança acontece de dentro pra fora. Ouve então uma mudança tão grande em Pedro que, tempos depois, com apenas uma pregação, Pedro levou três mil pessoas a Cristo.
Pra acontecer uma mudança completa na sua vida, tem que iniciar dentro de você porque a mudança é de dentro para fora.

3 – Argolas e varas para transporte:
A arca tinha quatro argolas e duas varas para que fosse conduzida. Temos que estar preparados para Deus nos transportar. Para Deus nos conduzir pelo caminho correto. A arca deveria estar preparada para ser conduzida. Essa arca representa cada um de nós. Deus quer te conduzir. Deus quer te levar. Cada coisa tem o seu propósito. Será que Deus tinha se enganado ao conduzir o povo pelo Mar Vermelho? Não! Ele sabia exatamente o que estava fazendo. Ele queria conduzir aquele povo pelo deserto assim como quer te conduzir também.

Tem gente que dá cabeçada na vida porque não está preparada para que Deus os conduza.

Lucas 19:28-41
E, dito isto, ia caminhando adiante, subindo para Jerusalém.
E aconteceu que, chegando perto de Betfagé, e de Betânia, ao monte chamado das Oliveiras, mandou dois dos seus discípulos,
Dizendo: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; soltai-o e trazei-o.
E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais? assim lhe direis: Porque o Senhor o há de mister.
E, indo os que haviam sido mandados, acharam como lhes dissera.
E, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho?
E eles responderam: O Senhor o há de mister.
E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima.
E, indo ele, estendiam no caminho as suas vestes.
E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,
Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.
E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos.
E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.
E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
Esse texto fala acerca da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus então manda pegar um jumento jamais montado. O jumento era um meio de transporte menos refinado que o cavalo e o camelo. Era o mais simples. Jesus pegou o jumento porque era o que estava preparado para ser conduzido por Deus. Você precisa estar preparado para ser conduzido na humildade. Na simplicidade de um jumento, Jesus entrou em Jerusalém. Temos que estar preparados para ser conduzidos por Deus.

Quando Davi trouxe a arca para Jerusalém, ela quase cai dos bois onde estava sendo transportada, e o homem que tentou segurá-la, morreu automaticamente. Davi então desiste um tempo de levar a arca para Jerusalém e a deixa na casa de Obede Edom.

II Samuel 6.12-14
Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
E sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho.

A primeira vez que Davi foi buscar a arca, ele foi de um jeito, em cima de bois. Mas nessa segunda vez, depois de 3 meses na casa de Obede Edom, ele a trouxe de outro jeito. A cada 6 passos que eram dados no transporte, era feito o sacrifício para Deus. A glória não deve ser dado para o homem, mas para Deus. No primeiro texto, a arca foi levada de qualquer jeito, mas na segunda, foi levada com o nome de Deus sendo glorificado a cada 6 passos. Tudo é para a Glória do Senhor.

Hoje você é essa arca. Feita de acácia; madeira tortuosa, mas que pode ser trabalhada. Deus então vai mudando você, a princípio por dentro e depois por fora. E por fim, prepara você para ser transportado e conduzido por Deus. Após isso, Deus colocou na arca a vara de Arão, as pedras com os mandamentos e o maná.

Deus trabalha em você; te dá valor por dentro e por fora e te conduz.

Declare: Eu carrego a Glória, não pra minha glória, mas para a glória de Deus.

Muitas vezes nutrimos sentimentos ruins. Como Caim ficou nutrindo sentimentos ruins pelo seu irmão Abel. Mas não faça isso. Se livre disso hoje mesmo! Se você pecou e caiu, peça perdão a Deus hoje mesmo e recomece.








Em Cristo,

Mestre Camilo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário