quinta-feira, 22 de novembro de 2018

3 Particularidades da arca que nos representa (Parte 2)

Êxodo 25:10-16

Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.
Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.

Vimos na mensagem anterior, os aspectos da construção da arca e a sua correlação com a vida do homem. A arca era feita de madeira de acácia, uma madeira tortuosa, que assim como o homem é tortuoso mas que também pode ser moldado por Deus. Vimos também que Deus mandou a arca ser revestida de ouro por dentro e por fora, ou seja, a começar de dentro, Deus quer transformar nossa vida até a parte de fora. Vimos também que a arca possuía quatro argolas e nelas, varas para ser carregada. A arca representa cada um de nós e temos que estar preparados para ser conduzidos por Deus como a arca era conduzida pelas varas e argolas.

E nessa mensagem, quero trazer mais três particularidades acerca da arca do Senhor que se assemelha a cada um de nós.

1 – Deus mandou revestir a arca de ouro por dentro e por fora:
Revestir a arca de ouro traria força à madeira frágil e tortuosa que era a acácia. Ainda que você seja e se sinta frágil, Deus pode revestir você para te dar força e capacidade. É possível que o homem seja revestido por dentro e por fora de força e poder. O ouro é um metal resistente e forte. A presença de Deus em você te tornará forte. Davi disse que “o Senhor é a força da minha salvação, a quem temerei?" (Salmo 27:1).

Joel 3:10 – Diga o fraco: Eu sou forte.
Se Deus revestir você, você deixará de ser fraco. Tem pessoas que não tem força contra os vícios ou o pecado. Mas se você deixar Deus te revestir com a força dEle, como a arca que foi feita de madeira frágil mas foi revestida de ouro, você terá força em sua vida.

2 – O ouro brilha:
A madeira sozinha era fosca. Mas o ouro fez a madeira, antes fosca, brilhar. É a presença de Deus que nos faz brilhar. Temos que brilhar num mundo que jaz em trevas.

Mateus 5.16
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

As pessoas serão impactadas pelas luz de Deus que está em nós. A luz que está em nós, o brilho de Deus fará com que as pessoas glorifiquem a Deus. As pessoas tem glorificado a Deus pela luz dEle em sua vida ou você tem estado apagado? Deus quer você brilhando!

Deixe a luz de Deus brilhar em você nesse mundo e você brilhará como um astro no mundo. A falta de Deus torna a pessoa sem brilho. Perder a presença de Deus faz você perder o brilho. O que tira o brilho do homem é o pecado. Deixe Deus te revestir por dentro e por fora. Deus vai fazer você brilhar em meio a uma geração pecaminosa.

3 – O ouro trouxe valor para aquela arca:
Quando foi revestida de ouro, aquela madeira que não tinha valor, passou a ter valor. Se formos revestido por Deus, por dentro e por fora, teremos valor. Sem Deus não temos valor. Você não tem valor pelo carro, casa ou dinheiro; o seu valor está em Deus.

I Coríntios 6.20
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
O preço que Ele nos comprou foi o seu sangue derramado lá na cruz. Devemos glorificar a Deus em todas as situações. Na maneira de vestir temos também que glorificar a Deus. Muitas pessoas acabam expondo o seu corpo e isso acaba desagradando a Deus. Temos que ter muito cuidado para não expor o nosso corpo pois ele é templo do Espírito Santo. O que traz valor para a sua vida não é a exposição do seu corpo, é a presença de Deus. Muitas pessoas não tem sensibilidade alguma e acaba provocando escândalo pelo seu modo de se vestir. Não podemos negociar os princípios bíblicos. Se você negocia os princípios de Deus na sua vida, você está negociando as colunas da sua vida e sua casa pode desabar. Deus nos escolheu para brilhar.


Romanos 5.8
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
A maior prova do amor de Deus para nós foi Jesus ter morrido na cruz, ter derramado seu sangue para nos salvar. Deus não apenas disse que nos ama, ele provou quando Jesus derramou até sua última gota de sangue para nos dar vida. E você, tem provado que ama a Deus? Você apenas diz ou você prova que ama? A sua forma de se vestir prova seu amor por Deus? A sua fidelidade prova o seu amor por Deus? Ir a igreja apenas no domingo não significa amor a Deus.

Você ama a Deus? Se a resposta é positiva, então perdoe o seu irmão! O perdão é prova de amor a Deus e ao seu próximo. Se você diz que ama a Deus e não perdoa, então você não ama. Onde está sua prova de amor a Deus? Quando é pra provar amor a Deus, muitos se escondem nas árvores da vida, como fez Adão. Acabam dando desculpas e desculpas, escondendo quem na verdade nós somos.

A Bíblia diz que até nossos pensamentos serão expostos e apregoados no telhado (Lucas 12.3). Se podemos nos desfazer de tudo o que temos sido, porque não o fazer. 











Em Cristo,


Mestre Camilo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário