quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Guarde o que Deus te deu

Gênesis 2:8-17
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Deus deu pra nós tudo o que precisamos para viver bem. Se falta algo a você, não é porque Deus não deu, é porque te foi tirado. Isso está relacionado a tudo aquilo que Deus nos deu. O texto diz que Deus criou o jardim do Éden e lá colocou o homem. O jardim continha tudo o que o homem precisava para viver bem. Deus colocou o homem num lugar que tinha todos os recursos para que ele vivesse bem.

O homem tinha a missão de guardar o jardim que Deus o tinha colocado. Ele precisava guardar para não perder e não lhe fosse tirado aquilo que Deus tinha dado. Guardar significa proteger. Ele tinha a missão de proteger o jardim que Deus o havia colocado. Guardando o jardim, Adão estava protegendo tudo o que Deus tinha dado para ele. Assim também temos que guardar e proteger tudo o que Deus nos dá.

Mas Adão cometeu alguns erros:

1 – Adão deixou Eva sozinha:
A serpente encarnou no corpo da serpente e enganou a mulher. Mas isso só aconteceu pela ausência de Adão. Onde estava Adão quando Eva estava sendo tentada? Onde você estava quando seu cônjuge te traiu? Onde você estava quando o seu marido estava sendo tentado? Onde você estava quando seu filho começou a usar drogas? Onde você estava quando sua família começou a ser destruída? Será que você guardou a sua família? Adão deixou Eva sozinha, por isso o mal entrou. A ausência de Adão fez com que satanás invadisse o Éden e destruísse sua família.

Você precisa cuidar daquilo que Deus te deu. Cuidar não só lavando roupa e dando comida, mas cuidar orando e intercedendo. Aquele que não cuida dos seus e principalmente dos da sua casa negou a fé e é pior que o incrédulo (I Timóteo 5.8). A sua presença na sua família não tem que ser só fisicamente, mas em espírito também, pela oração.

2 – Adão não disse “não”.
O segundo erro que Adão cometeu em não cuidar daquilo que Deus havia lhe dado foi não ter dito “não” quando Eva lhe ofereceu o fruto do pecado. Você tem que saber dizer “não”. Os dez mandamentos tem vários “nãos”. Adão deveria ter dito “não”. Mas ele fez o contrário. Passivamente aceitou aquele erro. Ele não guardou, não protegeu o que Deus havia lhe dado. Muitas vezes tem que dizer não. Você muitas vezes terá que dizer “não” para o marido, para a esposa, para os filhos. Não é porque muitas pessoas não estão preparadas para ouvir um “não” que não vamos dizer.

3 – Não expulsou a serpente daquele lugar:
Tem gente que está vendo o diabo tentar ceifar sua família e não faz nada. Era pra Adão ter cuidado daquele lugar. Ele não cuidou. Era pra ter expulsado o mal, mas não expulsou. É pra você cuidar da sua casa e da sua família expulsando todo mal em nome de Jesus.

II João 8
Olhai para vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes, recebamos o completo galardão.

Guarde a sua vida para você não perder o que você ganhou. Adão e Eva ganharam o Éden, mas depois perderam, porque não cuidaram. Galardão completo quer dizer tudo. Deus quer que você desfrute de tudo o que tem nessa vida pra você.

Não perca o seu jardim. O jardim era tão lindo que Deus o visitava todos os dias na viração do dia.

Deus quer te dar o galardão inteiro. Do que adianta ter dinheiro e não ter saúde? Deus quer te dar a bênção completa.











Em Cristo,

Mestre Camilo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário