terça-feira, 16 de outubro de 2018

Os valentes de Deus são preparados

I Samuel 22.1

Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.
E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.

Todos nós temos oportunidades, o que faz a diferença é se estamos preparados para enfrentar as batalhas. É muito importante ser preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades.

Aqueles homens foram atrás de alguém que os liderasse, que pudesse ensinar-lhes alguma coisa. O governo de Saul era um governo mal a ponto de o rei ser atormentado por um espírito imundo. Eles eram homem que se encontravam em aperto, endividados e desgostosos da vida. Eram pessoas despreparadas, sem a menor condição humana de vencer na vida. Mas Davi se tornou chefe deles e os treinou de tal maneira que deixaram de ser homens endividados, em aperto e desgostosos para serem valentes de guerra.

Pra você ser um valente de Deus, ser vitorioso e vencer as batalhas, você precisa trabalhar algumas áreas da sua vida. O valente de Deus precisa estar preparado para vencer.

Veja algumas coisas que você precisa trabalhar em sua vida pra se tornar um valente:

1. Não aceite o sofrimento como destino para sua vida:
Você não nasceu pra sofrer. O sofrimento não é o seu destino. O seu destino é desfrutar do melhor de Deus para a sua vida. Muitas pessoas são fracassadas na vida porque aceitaram o sofrimento como destino. Tudo o que faz dá errado, tenta e não consegue. Ninguém coloca um filho no mundo pra fazê-lo sofrer. Deus muito menos. Mas muitas pessoas acham que estão destinadas a uma vida fracassada. Você não foi destinado ao fracasso.

Deuteronômio 28.13b
E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo
Quando Deus nos criou, ele nos criou para ser cabeça e não calda. Quem dá os comandos para o corpo todo é a cabeça. Quando Deus diz que nos poria por cabeça e não calda, isso significa domínio. Deus colocou o homem no jardim do Éden para ajudá-lo a completar a obra que Deus tinha iniciado. Adão por exemplo, foi responsabilizado de colocar o nome nos animais. Não foi Deus quem pôs os nomes, foi Adão. Isso é posição de domínio. O sofrimento não é um destino pra você. O seu destino é de bênção é de paz e de prosperidade. Deus não planejou o sofrimento para você.

2. Não deixe o mundo exercer influência nos seus pensamentos:
Você não pode pensar como o mundo pensa. Você tem que ter a mente de Cristo. Muitos pais recebem o namorado da filha em casa permitindo que eles durmam juntos. Isso é influência do mundo. O mundo coloca na mente que pra fechar um negócio tem que contar uma mentira. E com isso, você vai pensando como o mundo e errando em suas decisões. Você não pode deixar o mundo entrar na sua mente. Os valentes de Davi não pensavam como os outros, com pensamentos de derrota. Eles pensavam já em vencer. isso é mente de valente e de vencedor.

Hoje em dia tem pessoas querendo conhecer outras pessoas e iniciar relacionamentos pela internet. O cristão tem que pensar diferente. O cristão não pode pensar como o mundo pensa.

Gálatas 5.7-9
Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
Um pouco de fermento leveda toda a massa.

Versículo 7
Tem alguma coisa te impedindo de obedecer a verdade?
Quando o mundo exerce influência na sua mente, você deixa de obedecer a verdade.

Versículo 8
Com muitas pessoas o diabo está trabalhando na mente e elas não percebem.

Versículo 9
Um pouco de fermento leveda toda a massa. Um pouco do mundo pode ocupar toda a tua mente. Mente estragada só leva a coisa que não presta. Se você vir a igreja e não mudar sua mente, não vai adiantar nada. Se você não acreditava na oração, não adianta nada eu orar por você.
Tem gente que está com a mente cheia de fermento, o fermento do mundo. Tem gente que vai mudando, mudando a ponto de os outros não reconhecerem mais ela. Mas isso acontece porque a pessoa vai deixando o mundo entrar e entrar, até que as coisas do mundo se tornam normais pra ela. Uma pessoa só vai vencer se tiver uma mente boa e conduzida por Deus.

Você quer vencer na vida? Não deixe o mundo exercer influência na sua vida. Tenha a mente de Cristo. O mundo quer apagar os planos e propósitos grandiosos de Deus na sua vida.

3.      Permanecer fiel em meio às crises:
Crise todos vamos atravessar. A grande diferença é permanecer fiel em meio à crise. Tem gente que na crise entrega a alma pro diabo.

II Timóteo 2.12
Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
Se perseverarmos com Cristo, vamos vencer as crises. As crises passarão e você vai reinar com o Senhor. É muito importante ser fiel a Deus, porque só reina aquele que persevera.

4. Não tenha medo de mudanças:
Muitas vezes Deus permite um verdadeiro vendaval em nossas vidas pra nos tirar da zona de conforto. Deus trabalha com mudanças em nossas vidas. Mudança causa desconforto. Quando você fica desconfortável você começa e tomar decisões na sua vida e você vai ter que depender de Deus. As coisas mudam. Mudam no trabalho, mudam em casa, mudam na família. Mas você tem que sempre continuar firme com Jesus. Você vai perder amigos, algumas coisas serão contrárias. Mas creia que Deus sempre estará contigo na direção do seu caminho. Vai mudar. Mas não tenha medo.

Jeremias 1.4-7
Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.

Deus estava fazendo uma mudança na vida de Jeremias. Ele estava levantando um profeta pra falar. Jeremias não se achava preparado para a mudança de vida. Mas Deus disse para ele não se preocupar que Deus colocaria as palavras na sua boca.

Acontecerão mudanças em as vida. Mas fica despreocupado, Deus é contigo!

5. Elimine da sua vida tudo aquilo que tira as suas forças:
Tem pessoas que periodicamente fazem um check up. E o que o médico detecta como problema, é algo que tem em sua vida que você tem que eliminar. Da mesma forma espiritualmente. Temos que clamar ao Espírito Santo que nos mostre o que está tirando as suas forças para eliminar isso da sua vida.

Muitas vezes é o passado que tira as suas forças ou também os pensamentos negativos. Você precisa eliminar da sua vida tudo aquilo que tira as suas forças. Palavras negativas tiram toda a sua energia.

Mateus 11.28
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
O primeiro passo para o que está fraco é ir a Deus.

Só o Espírito Santo é capaz de te mostrar aquilo que tira as suas forças. É como o médico que diz que tem que tirar o açúcar da dieta e você vai eliminando e eliminando cada coisa que tira as suas forças.

6.      Seja grato:
Muitas pessoas são ingratas. A gratidão é mais que um muito obrigado, é o cuidado. É você ligar pra pessoa e perguntar se está bem. Às vezes uma palavra vale mais que qualquer outra coisa. Muitas vezes somos ingratos com quem nos ajudou. Muitos pedem oração mas nem sempre agradecem.

Jesus curou 10 leprosos, mas apenas um voltou pra agradecer. Trabalhe a gratidão na sua vida. Muitas vezes você tenta fazer tanta coisa para as pessoas e elas nem sequer agradecem. Gratidão é mais que um agradecimento, é cuidar daquele que te ajudou. Quer ser valente? Tem que ter gratidão. A gratidão cria laços de amizade.








Em Cristo,

Mestre Camilo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário