quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Esgotamento espiritual


Número 11.11-17; 23-25
E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?
Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?
De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;
Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.
E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.
E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo.
Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.

O que é esgotamento? 
Esgotamento é a característica de uma pessoa exausta, fadigada, exaurida das suas forças.

Há muitas pessoas que começaram a trabalhar muito cedo na vida e isso tem gerado um sem número de pessoas esgotadas. Mães esgotadas pela criação dos filhos, esgotamento por causa do trabalho, da faculdade, da fadiga espiritual. Muitas pessoas, com esse esgotamento, têm tirado até a vontade de muitas pessoas de viver. Acaba perdendo o amor e a alegria de fazer as coisas, tudo isso tem gerado pelo esgotamento. Batalhas, lutas, criação dos filhos, problemas com a família, problemas no trabalho e pessoais tem gerado esgotamento em milhões e talvez bilhões de pessoas no mundo.

Mas Deus tem cura pra esse esgotamento espiritual que você tem vivido.

Há pessoas que não querem mais se relacionar com ninguém, gerando depressão. A responsabilidade é muitas vezes assumida muito cedo. Trabalho pesado, cuidar dos irmãos, sem tempo pra parar, pra respirar. O esgotamento espiritual é quando as forças são exauridas. Muitas pessoas pensam que não, mas muitos pastores sofrem com esgotamento espiritual também.

Moisés passou por isso também. Ele estava tão esgotado que chegou a desabafar com Deus sobre o peso que o povo colocava sobre ele. O povo de Israel reclamava constantemente. Eles não deixavam Moisés descansar, era reclamação em cima de reclamação. Moisés ficou esgotado!

Talvez você está como Moisés. Talvez você diz: Eu não aguento mais, eu estou esgotado. Talvez você tem um passado de tantos problemas e tantas etapas que você passou até chegar a sua situação hoje... As pessoas veem o seu momento, mas não veem a sua história. Muitos acabam parando os seus projetos, seus planos e história porque não tem mais ânimo para continuar. Muitas vezes é falta de compreensão da família, do marido. São tantas lutas, tantas batalhas que a pessoa se pergunta se vale a pena continuar.

Talvez você está esgotado. Muitas vezes vontade de ficar quieto num lugar sem que ninguém te veja. Isso é sinal de esgotamento. Muitas pessoas enfrentando lutas dessa maneira. É dessa maneira que o inimigo começa a colocar coisas na sua cabeça e até mesmo pensamentos de morte. Moisés chegou a pedir a morte, tamanho era o esgotamento que ele estava sofrendo naquele momento.

Moisés estava nessa situação. Mas Deus separa 70 anciãos para assumirem também a responsabilidade de levar o povo para onde Moisés deveria levar. Quando você chega ao ponto de dizer que não tem mais jeito, que não tem mais força, Deus diz que há ainda força pra vencer porque Deus é contigo. A Bíblia diz que Deus pegou do Espírito que estava em Moisés e distribuiu para 70 homens, ainda havia uma reserva de força em Moisés para distribuir para 70 homens! Moisés pensou que estava acabado, mas ele ainda tinha reserva suficiente pra passar pra 70 anciãos. A sua vida não acabou. Ainda há uma reserva de energia espiritual, de Deus em sua vida pra seguir e continuar em nome de Jesus.

Moisés pediu pra morrer, mas ele não sabia que ainda havia uma quantidade de unção na vida dele. Ainda há vida de Deus em você. O inimigo quer que você se sinta fraco, quer que você se entregue, mas ainda há força e poder de Deus em você pra ajudar outras pessoas.

Hebreus 11.32-34
E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

No momento de fraqueza que recebemos o diagnostico do médico, quando recebe a notícia da demissão, quando recebemos a notícia que quem amamos está prestes a morrer. Nesse momento o inimigo quer dizer que acabou. Mas Deus diz que nessa fraqueza você pode tirar forças! Ainda há força de Deus em você pra continuar lutando. Não acabou! Deus tem mais pra você. Não desista!.

Joel 3.10b
Diga ao fraco: Eu sou forte.

Se esforce, porque você vai encontrar uma força que você não sabia que tinha, ou que pensou que tinha acabado. Você ainda não conseguiu ver, mas ainda há uma reserva de força em você pra vencer em nome de Jesus. Da fraqueza tiraram força e venceram na batalha.

Se você pensa que acabaram as suas forças, lembre de um carro, quando pensam que acabou a gasolina, ainda há reserva nele pra rodar mais. Ainda há reserva de Deus em você. Se você se sente sem força, faça como um carro que vai até o posto e se abastece de gasolina e vá até Deus e seja abastecido com a força de Deus para a sua vida.

Oração:
Peço ao Espírito Santo que mostre pra você agora a imensidão de oportunidades que no Senhor você tem. Peço a Deus que Ele faça tudo novo na sua vida. Te peço porque creio na tua palavra. A tua palavra diz que o poder se aperfeiçoa na fraqueza.

Você que quer vencer o desânimo e o fracasso, em nome de Jesus, busque a Deus. Há mais força de Deus em você!









Em Cristo 

Mestre Camilo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário