sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Um pequeno membro do seu corpo que é dominado pelo seu coração


Lucas 6.43-45

Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
O membro do nosso corpo que é dominado pelo coração é a nossa língua. A língua é governada pelo coração. Se o seu coração está cheio de maldade, sua língua estará cheia de maldade. Essa passagem diz que a boca fala o que o coração está cheio, ou seja, o coração governa sobre a língua.

Às vezes falamos palavras mas nem temos ciência do poder que elas tem. As nossas palavras podem nos levar à bênção de Deus ou nos tirar dela. Como um trem no trilho, as nossas palavras podem nos tirar dos trilhos de Deus para as nossas vidas ou nos colocar nesses trilhos.

Se o seu coração estiver transbordando de amor, suas palavras serão palavras de amor, se seu coração estiver transbordando de tristeza, suas palavras serão palavras de tristeza e assim por diante. Por isso que Salomão diz que sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração (Provérbios 4.23).

Perceba que quando a pessoa está com raiva no coração, ela fala palavras duras e que depois acaba se arrependendo. Mas por quê? Por que o coração estava cheio de raiva e quando a raiva passa, as palavras já ditas não condizem com o que ela tem nocoração.

E como está o seu coração hoje?

Temos sempre que guardar o nosso coração.

Jesus falou sobre o bom tesouro do coração. Temos que guardar bons tesouros em nosso coração. Por isso que a oração é importante. Na oração, nós nos esvaziamos dos sentimentos ruins do coração e nos enchemos de Deus. Tem pessoas que você conversa e você fica pior do que antes. Mas quando você conversa com Deus, você vai se encher de coisas boas, porque Deus só tem coisas boas pra te dar. Certa vez uma pessoa me chateou e logo depois pediu pra conversar comigo. Eu disse que não conversaria naquele momento. Eu fiz isso porque estava com chateação no coração e sabia que aquela conversa e o que eu ia falar ia ter como base a minha chateação. Eu fui orar e dias depois chamei a pessoa pra conversar. A conversa foi totalmente diferente do que seria se tivesse conversado imediatamente. Porque? Porque eu já estava cheio de Deus no meu coração e não de chateação.

Lucas 15.25-32
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
Mas ele se indignou, e não queria entrar.
E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.

O filho mais velho estava magoado com o pai por nunca ter dado um cabrito sequer para se alegrar com os amigos e o pai tinha dado para o seu irmão que tinha abandonado a família. O coração chateado cria bloqueio e impede Deus de operar na vida da pessoa. Tem gente que dorme e acorda na cama da amargura; come, janta, almoça na amargura. Uma pessoa dessa não tem vida. Vai para a entrevista de trabalho e se apresenta com amargura. As suas palavras são amarguradas. Tudo isso porque o coração está amargurado. A boca fala o que o coração está cheio.

Temos que encher nosso coração de coisas boas. Se você ficar triste ou se chatear, vá até Deus para que seu coração seja limpo e cheio de Deus.

Muitas vezes quem está com chateação e amargura no coração não percebe e acaba soltando várias palavras de amargura sobre os outros. Tem gente que está amargurada a tanto tempo que não percebe. A amargura já se tornou parte do dia a dia dela, das palavras dela. Ela se acostumou com palavras de derrota e amargura. Tem gente que de tão acostumado a comer coisa ruim e viver vida ruim, rejeita as coisas boas e comidas boas pelo costume do ruim.

Encha o seu coração de Deus e assim, da sua boca, sairão palavras de bênção e de vida!









Em Cristo,

Mestre Camilo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário