quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A unção do reconhecimento e do respeito

I Samuel 16.3-13

E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor.
Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor.
Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

Não seremos respeitados pelo mundo por dinheiro ou posição social. As pessoas que são respeitadas por isso, são respeitadas só quando estão na frente delas. Não é um respeito irrestrito. É a unção que está na vida do homem que o faz ser respeitado.

Muitas pessoas não estão sendo respeitadas porque lhe falta a unção. Essa passagem diz que Saul havia perdido o Espírito de Deus e ele passou a ser atormentado por um espírito maligno, eu seja, nem os espíritos maus o respeitavam mais. Então Deus convoca Samuel para ungir um novo rei. Ele vai até a casa de Jessé e lá aparece Eliabe, seu primogênito, mas não era ele o que deveria ser ungido. E assim foi passando sete filhos de Jessé, um por um, mas não era nenhum deles. Samuel pergunta se não tem mais algum filho, ao que Jessé diz que tem mais um, e Samuel o manda chamar.

Houve um desrespeito com Davi! Davi sequer foi chamado para o banquete onde seria ungido o rei de Israel. Todos estavam naquele momento solene, menos Davi. Seus pais e seus irmãos jamais poderiam imaginar que o rei de Israel seria Davi. Mas Deus não se agrada pela aparência, ele se agrada pelo coração. Davi não tinha nem reconhecimento e nem respeito de seus pais e seus irmãos, pois nem foi lembrado para esse evento.

Mas Davi foi ungido no meio dos seus irmãos. Eu creio que se você tem sofrido com falta de reconhecimento e falta de respeito, Deus pode te ungir e honrar para que você seja reconhecido e respeitado. Nem mesmo o pai de Davi o respeitava e aquele desrespeito foi transmitido para os seus irmãos também, e ele foi ungido no MEIO de todos. A unção de Deus o fará ser respeitado e reconhecido no meio de todos aqueles que te desprezam. Davi recebeu a unção do reconhecimento e do respeito.

A Bíblia conta a história de quando Pedro curou um paralítico e ele foi questionado por aqueles que estavam ali perto e presenciaram a cena. Pedro então começa e discursar sobre o que aconteceu e sobre Jesus. Aqueles que estavam lá então reconhecem que apesar de ele ser iletrado e indouto, como eles mesmos classificaram Pedro, ele falava com ousadia a autoridade. Eles reconheceram que ele estivera com Jesus, ou seja, reconheceram a unção na sua vida.

As pessoas também reconheceram em Paulo um mudança total, de perseguidor para perseguido. As pessoas reconheceram nele a unção de Deus.

Deus fez questão que Davi fosse ungido no meio de seus irmãos para mostrar que ele deveria ser respeitado e reconhecido pela unção que Deus havia derramado na vida dele. A unção de Deus sobre a sua vida o levará a vitória.







Em Cristo,

Mestre Camilo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário