terça-feira, 21 de agosto de 2018

Construindo uma família sólida


I Coríntios 3.11
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

Temos visto constantemente o diabo tentando destruir a família na tentativa de desfigurar uma criação divina. Deus criou a família. A primeira família foi criada por Deus com Adão e Eva, e desde aquela primeira família, o inimigo tenta provocar a sua destruição com o assassinato de Abel tendo como pivô o seu irmão Caim.

Todas as famílias passam dificuldades, mas se estiverem bem firmadas, não serão destruídas. Paulo disse nessa passagem que há um fundamento posto. A palavra fundamento quer dizer a base de uma construção. Jesus é a base de toda família. Muitas pessoas no entanto, estão tentando construir a sua família sobre outro fundamento.

Na conhecida história dita por Jesus, a tempestade vem para as duas casas, tanto a que está firmada na rocha como a que está construída na areia. Muitas pessoas rejeitam a Cristo e não constroem sua casa e sua família na base que é Cristo. Paulo disse que já há um fundamento posto, de forma que se eu construir sobre qualquer outro fundamento, não será uma construção firme. O vento virá, a tempestade baterá e a casa cairá, porque não outro fundamento capaz de sustentar alguém que não seja Jesus.

Você que tem um relacionamento ou pretende entrar em um, comece a colocá-lo no fundamento bem firmado. O que está no fundamento que é Jesus, não cai. Tempestades sempre virão, mas o que faz a diferença numa família é a sua fundamentação. Com base em que você está construindo sua família? Com base em que você está construindo um relacionamento?

Muitos se casam só pela beleza ou pelo poder aquisitivo. Mas quando a tempestade vem, o relacionamento cai, porque teve fundamento errado. O diabo ataca exatamente onde não tem fundamento, porque ele sabe que ali é fácil derrubar.

Quero fazer observações sobre 3 fundamentos que não se deve construir um família:

1 – Mentira:
Família, relacionamento ou casamento fundamentado em mentira, não vai pra frente.

Salmo 101.7
O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.

Não há firmeza no casamento fundamentado na mentira, porque a mentira não dá sustentação ou firmeza na hora da tempestade. Mas infelizmente há muitos casamentos fundamentados na mentira. Já até ouvi pessoas dizendo que casou, mas depois de um tempo de casado percebeu que não conhecia o seu cônjuge. Tenho um amigo que comprou um blazer de um país asiático que nas fotos era lindo, mas quando chegou, era terrível! Tem gente com relacionamentos do mesmo jeito.

Muitas pessoas se apresentam de uma forma, fazem uma boa propagando de si mesmos, mas o caráter não condiz com a propaganda que faz. Pessoas que não pagam suas contas, devem pra todo mundo, são mentirosas. Não adianta mentir, porque a verdade uma hora ou outra vai aparecer. Mentira não é fundamento que segura uma família de pé. Tire o fundamento da mentira do seu relacionamento.


2 – Tradição Religiosa:
Muitas famílias são edificadas com base no tradicionalismo religioso. Muitos pais e mães obrigam seus filhos a seguirem seu tradicionalismo. Antigamente inclusive, os pais era quem escolhia a religião de seus filhos. Jesus não tem nada a ver com religião. É família edificada em tradição religiosa, não em fundamento.

Marcos 7.13
Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
Jesus disse que a tradição religiosa invalida a palavra de Deus. Tradição é um fundamento frágil que não deve haver edificação sobre ela.


3 – Dinheiro:
Há pessoas que constrói relação com base no dinheiro. Casa por dinheiro vendo o quando a família do outro tem. Muitos pais querem ganhar o amor de seus filhos dando presente, mas os filhos não querem só presente, eles precisam de amor, de um abraço, de carinho, de atenção...

I Timóteo 6.10
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Quando eu começo a construir alguma coisa somente com base no dinheiro, eu provo que estou amando o dinheiro. Tem gente que ama tanto o dinheiro que acha mais importante dar um presente pra alguém do que dar um abraço. A pessoa fica cauterizada e seus sentimentos exauridos por causa do amor ao dinheiro. A pessoa está esvaziada de sentimentos por causa do dinheiro.

Há brigas sérias no casamento por causa do amor ao dinheiro. O dinheiro acaba sendo mais importante do que o amor entre o casal. O relacionamento com base no dinheiro é um relacionamento frágil. Há casas que você entra que até a torneira do banheiro é de ouro, mas não há paz, não há alegria, não há amor. Você deve ter dinheiro sim e deve ser próspero, mas não fazer do dinheiro a fundamentação da sua família.

Não coloque outro fundamento! Já existe um fundamento suficiente para você construir uma família sólida, firme, ideal e abençoada para a glória de Deus. Já dei conselhos para várias pessoas que moravam juntas e viviam uma vida de casado, mas sem ser casado. Expliquei que a palavra de Deus tem como mandamento casar antes de ter qualquer intimidade sexual, mas muitas dessas pessoas não aceitavam e até rejeitavam os conselhos dados com base no fundamento que é a palavra para andar com base no fundamento carnal.

Você está construindo sua família com base em que?
Só há um fundamento, não há outro.
O único fundamento é Jesus.
Qualquer outro fundamento é engano.

Não fundamente sua família sobre a mentira, sobre a tradição, sobre o dinheiro, sobre a beleza...






Em Cristo,

Mestre Camilo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário