terça-feira, 21 de agosto de 2018

Quem caminha na força de Deus não se cansa


Efésios 6.10
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Na nossa caminhada muitas vezes vamos enfrentar situações adversas e precisamos da força de Deus para vencer, pois só com a nossa força não chegaremos ao objetivo final. Quem caminha na força do Senhor não se cansa.
Muitos ainda começam a caminhada na força do Senhor, mas no decorrer do caminho, eles abandonam. Você tem que analisar a sua caminhada, onde você deixou de caminhar na força do Senhor. “Lembra-te de onde caíste, arrepende-te e pratica as primeiras obras” (Apocalipse 2.5). Muitas vezes, no meio da caminhada, vem a fadiga e o cansaço, mas o Senhor quer recobrar as suas forças.

Isaías 40.29-31
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Deus é quem multiplica as forças ao que está fraco. Se as coisas começaram a dar errado pra você, se agora as coisas não acontecem mais na sua vida, você precisa parar hoje e clamar a Deus: Senhor, eu preciso da tua força pra caminhar, me perdoa se eu tentei seguir sozinho na minha caminhada, porque o Senhor disse que “sem mim, nada podeis fazer”. Sem Jesus o caminho se torna árduo e difícil e sem Ele, não conseguiremos continuar a caminhada.

A nossa força no entanto, está relacionada ao tipo de alimento que estamos comendo. Quero fazer uma analogia da vida física com a vida espiritual. Quando você come só alimentos industrializados, alimentos processados, começa a aparecer doenças, cansaço, indisposição e fraqueza. Tudo isso por causa do tipo de alimento que você está comendo. Na vida espiritual é a mesma coisa. O tipo de alimento que comemos, está diretamente ligado à nossa disposição. Se você tem se alimentado mal, você estará fraco espiritualmente.

I Reis 19.1-8
Elias foi um grande profeta de Deus, o mesmo que derrotou os profetas de Baal. Mas mesmo assim, Jezabel, uma mulher maligna, lança ameaças contra Elias e essa ameaça o faz ir para debaixo de um zimbro e desejar a morte. Muitas pessoas estão assim, vem a primeira, a segunda e a terceira batalha, no começo ela luta e vence, mas com o passar do tempo vai desanimando. Elias, chegou ao absurdo de pedir a morte.

A vida cristã muitas vezes é assim. Vem uma luta e vence, vem outra e outra e vence... No começo a pessoa vence, mas com o passar do tempo ela vai perdendo as forças. A história bíblica diz que que Elias estava debaixo de um zimbro, sem forças, mas o anjo o supre com alimento para caminhar mas Elias volta a dormir. O anjo retorna e alimenta-o de novo e com aquele alimento ele caminha 40 dias até o monte de Deus.

O anjo despertou Elias. A Bíblia diz que o pastor é o anjo da igreja. Assim como o anjo foi usado para despertar Elias, eu, como anjo da igreja, estou sendo usado por Deus para levar você a um despertamento para viver um novo tempo, para se revigorar em Deus, para recobrar as forças e seguir adiante.

O anjo alimenta Elias na primeira vez e ele volta a dormir. Aquilo incomodou o anjo. Muitas pessoas agem assim também; recebem a palavra de Deus, vão a igreja, recebem o pão, mas voltam a dormir. Não tomam uma posição espiritual. O anjo voltou diante de Elias e o despertou. Quantos toques de Deus serão necessários para você despertar? Para que você saia desse sono que você se encontra? O anjo disse que o caminho de Elias era longo. Isso Deus diz pra você também hoje, o seu caminho é longo, ainda há muita coisa boa pra acontecer na sua vida. Se alimente bem com o pão espiritual que é a palavra de Deus! Não desanime!

O anjo deu um pedaço de pão e um pouco de água para Elias. Mas só isso não seria humanamente suficiente para fazer um homem caminhar 40 dias e 40 noites. Mas naquele pão tinha uma bênção para Elias. O pão da vida e a água da vida é Jesus. Se você se alimentar desse pão e beber dessa água, você vai poder caminhar um longa jornada.

No conceito de Elias já estava tudo acabado. Pra ele, só a morte valeria. Quantas vezes você pensa o mesmo? Pensa que está tudo acabado... Pensa que o casamento acabou, pensa que o emprego acabou... Mas Deus te diz hoje: Não está acabado. Deus tem vitória para a sua vida. Deus quer que você coma do pão da vida que é Ele e viva de fé em fé e de glória em glória até alcançar a promessa.

Temos que tomar cuidado com algumas coisas que vem em nossas vidas para tentar tirar as nossas forças. No caso de Elias foi uma ameaça junto com uma fadiga espiritual. Tenha cuidado, esteja sempre atento. A Bíblia diz “Vigiai e orei para que não entreis em tentação” (Mateus 26.41).

Juízes 16.19-22
Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.
Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.
E o cabelo da sua cabeça começou a crescer, como quando foi rapado.


A força de Sansão não estava no cabelo, mas no voto que ele havia feito com Deus. Como nazireu, ele não poderia cortar o cabelo e tocar em mortos, dentre outras coisas. Dalila foi usada para tirar as forças de Sansão. Dalila aqui representa as frustrações, as decepções, a tristeza e o desânimo. São coisas que vão tirando as suas forças. O inimigo sempre vai usar alguma coisa para tirar as suas forças. Temos que vigiar! Sansão se deixou levar pela conversa de Dalila. Muitos se deixam levar pela rejeição, pela mágoa, pelos conflitos familiares, pelas decepções e etc. Isso é um alerta de Deus pra você. O inimigo usa as suas “dalilas” para tirar as forças do povo de Deus. Deixe Deus te tocar e te alimentar hoje como ele fez com o profeta Elias.

Quando Sansão deixou de fazer aquilo que estava relacionado com o voto que ele fez com Deus, ele perdeu as suas forças. Por exemplo, quando você é batizado nas águas, você faz um voto com Deus de coloca-lo acima de tudo na sua vida, mas quando você coloca outras coisas acima de Deus em sua vida, vem a fraqueza. Quando você deixa de fazer e cumprir aquilo que está relacionado ao voto que você fez a Deus, a fraqueza vem. Quando você começa a mentir, pecar, a fraqueza vem. Sai a força do Deus e entra a fraqueza do inimigo. Por isso há muitos cristão fracos, porque não são fiéis ao pacto que fizeram com Deus. Será que você não deixou de cumprir seu voto de ser fiel a Deus? Será que essa fraqueza não é decorrente disso?

Esse voto que cito, não é relacionado somente aos dízimos e as ofertas, mas em todas as áreas. O casamento é um voto de fidelidade que você faz. Mas quando você deixa de ser fiel, o casamento enfraquece. A fraqueza vem com a quebra do voto.

Deus usou o anjo pra despertar Elias. Deus está me usando para despertar você hoje. Chega de viver uma vida de fraqueza, está na hora de viver na força do Senhor. Deus quer te levantar e fazer você viver uma nova história. Isso depende mais de você do que de Deus. Você precisa se levantar, se unir a Deus e seguir em frente. Veja e que você deixou de fazer que está diretamente relacionado com o compromisso que você tem com Deus. Quem caminha na força de Deus não se cansa.

Se você deixou de fazer algo que Deus te chamou pra fazer, esse é o momento de você se reconciliar com Deus. Fale com Deus agora e seja sincero pra Ele, dizendo o que você tem deixado de fazer para Ele.






Em Cristo,

Mestre Camilo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário