terça-feira, 31 de julho de 2018

Tirando os rótulos negativos


Devemos tirar os rótulos negativos de nossas vidas. Tem pessoas que tem a mania de nos rotular com rótulos negativos e com o passar do tempo aquele rótulo vai “impregnando” em nossas vidas e temos que vigiar para que isso não aconteça.

Gênesis 32.22-28
E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.
E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

Jacó era um homem que tinha tudo para ser feliz, mas não era.
Mas porque ele não era feliz?
Porque ele levava um rótulo negativo em sua vida. O seu nome significava enganador e suplantador. Isso o impossibilitava de vencer, de ser uma pessoa completamente feliz. Rótulos negativos impedem as pessoas de viverem uma vida abençoada.

Tem mulheres que tem rótulo de ciumenta. Homens com rótulo de traidor. Esses rótulos negativos impedem a felicidade no casamento. Assim, uma relação jamais poderá ser feliz. Muitas pessoas são rotuladas de “linguarudas”, “fofoqueiras”, você tem que tirar esses rótulos da sua vida. Outros têm o rótulo de preguiçoso, de adúltero.

Jacó percebeu que precisava tirar aquele rótulo de enganador da sua vida. Ele começa a lutar com o anjo, que desloca a sua coxa mas, mesmo com a coxa deslocada e com dor, Jacó não para de lutar. Muitas vezes o rótulo vai ser tirado com dor, mas precisa ser tirado. O anjo disse que a partir do momento daquela luta, ele não seria mais chamado de enganador e suplantador, mas de príncipe que lutou com Deus e com os homens!

Depois desse fato, Jacó foi ao seu irmão e se reconciliou com ele depois de o haver enganado. Mas ele só pôde fazer isso porque ele se livrou daquele rótulo negativo que ele tinha. Não há reconciliação para quem permanece com rótulos negativos.

Gênesis 35.16
E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto.
E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.
E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.

Raquel percebendo que ia morrer no parto, deu o nome do seu filho de Benoni, que significa “filho da minha dor”. Imagina o rótulo que aquela criança iria carregar pelo resto da vida? Todos iriam chama-lo lembrando da morte que ele provocara a sua mãe. 

Mas Jacó tirou aquele nome dele e deu-lhe o nome de Benjamim que significa “filho da minha força”. Jacó fez questão de não deixar que aquele rótulo permanecesse na vida do seu filho e mudou-lhe o nome.

Não aceite os rótulos que colocaram em você. Não aceite para a sua vida as palavras negativas que falam sobre você. Você é exatamente como Deus quis que você fosse. Deus te criou fisicamente como Ele quis. Ele te capacitou com dons e dádivas. Mas quando você aceita os rótulos negativos, você está entristecendo o coração de Deus.

Não fique se comparando com os outros. Muitos dizem: “Eu tenho o nariz grande”, ou “Eu tenho a orelha grande”. Isso não importa, importa é que Deus não te fez para ser um derrotado, Deus te fez para ser um vencedor. Importa é o que Deus diz a seu respeito. Você tem características especiais, não queira ser igual ao outro. Você é obra prima do Senhor.






Em Cristo,

Mestre Camilo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário