terça-feira, 31 de julho de 2018

Aprendendo com a vida de Sama


II Samuel 23.11
E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.


Esse texto sobre um fato da vida de Sama, valente de Davi, nos traz alguns aprendizados:

1 – Não aceite os rótulos negativos que as pessoas tentam colocar em você:
Sama do hebraico significa desolado, desamparado. Naquela época o nome da pessoa geralmente a descrevia ou dava alguma característica dela. Muitas vezes o mundo quer rotular você, dizer que você é algo diferente daquilo que Deus pensa de você. O maior problema, no entanto não é ser rotulado, é a posição que nós temos diante dos rótulos que nos impõem. Quando você aceita os rótulos negativos, você perde o ânimo de lutar por aquilo que você deseja alcançar. O diabo quer que você esteja abaixo daquilo que Deus quer que você esteja. Sama tinha nome de desolado, mas na verdade, foi um valente homem de guerra. Não importa o que você foi no passado, importa é o que você é hoje. Se você aceitar os rótulos que te dão, você vai viver uma vida medíocre.

2 – Uma atitude de fé atraia unção de Deus:
Muitos dizem que tem fé, mas fé sem obras é morta. Quando eu tenho uma atitude de fé eu atraio a unção de Deus para minha vida. A Bíblia diz que quando Sama teve uma atitude de fé, ele se posicionou e defendeu aquele campo de lentilhas. Tenha atitude de fé diante dos problemas que a vida lhe impõe.
Atitude de fé atrai a unção de Deus. Não fuja do problema! Enfrente-a. A unção virá!

3 – Estar sozinho no meio de uma batalha não significa que seremos derrotados:
Às vezes parece que você vai perder a batalha por estar sozinho. O povo de Israel havia fugido, mas Sama foi para a batalha. Foi sozinho que Elias teve Deus revelado a ele. Foi sozinho que Jesus venceu a tentação no deserto. Foi sozinho que João teve a revelação do Apocalipse. Você pode estar só humanamente, mas Deus sempre estará com você. Sama parecia estar só, mas Deus o fortaleceu para “sozinho” vencer aquela batalha. Você olha para o lado e não vê amigos, pessoas que te elogiavam te abandonaram. Mas a sua vitória não depende deles, a sua vitória depende de Deus.

4 – Não fique na beirada:
Sama se posicionou no meio do terreno, não foi na beirada.
Tem gente que não participa de nada, aceita ser sempre um coadjuvante. É mais fácil fugir para quem está na beirada. Muitos estão assim na igreja, não participam de nada, não se envolvem com nada, estão sempre na beirada. Muitos pelos cantos da vida ficam só reclamando. Deus quer você envolvido com Ele e com as coisas dEle. Você precisa andar envolvido com Deus no trabalho, no lazer, em casa e em todas as situações.
Os murmuradores ficam sempre pelos cantos. Ficam reclamando, não ajudam em nada, mas ficam só pelas beiradas reclamando e fofocando. Sama fez diferente, ele se posicionou no meio.

5 – Lute pelo que é mais importante:
O que é mais importante?
A sua salvação!
Se você tiver salvação você vai ter todas as outras bênçãos na sua vida.
Muitos lutam por carro, por casa, por dinheiro e por posição, mas isso não é o mais importante. O mais importante é a salvação.
Sama não defendeu as lentilhas, ele defendeu o pedaço de terra que é o que produz as lentilhas. Lute contra o pecado, mantenha sua salvação em Cristo Jesus. Será que você está lutando só por lentilhas? Só um carro melhor, fechar um negócio, uma cura, quando a sua salvação está comprometida.




Em Cristo,

Mestre Camilo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário