domingo, 3 de junho de 2018

Não saia do caminho

I Samuel 16.13
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

I Samuel 24.1-12
E sucedeu que, voltando Saul de perseguir os filisteus, anunciaram-lhe, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi.
Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre os cumes das penhas das cabras montesas.
E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava uma caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés; e Davi e os seus homens estavam nos fundos da caverna.
Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul.
Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.
E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho.
Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou.
E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal?
Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR.
Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares.
Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor de ti; porém a minha mão não será contra ti.
Como diz o provérbio dos antigos: Dos ímpios procede a impiedade; porém a minha mão não será contra ti.


A vida cristã é cheia de desafios e conquistas. Temos desafios pela frente, mas na luta para alcançar os nossos objetivos, não podemos sair do caminho. Muitas vezes com o objetivo de alcançar o sucesso, as pessoas procuram um atalho para chegar mais rápido aos seus objetivos. Atalho nada mais é do que o caminho fora da estrada principal com o objetivo de chegar mais rápido. É o meio mais rápido para atingir um objetivo. Quando as pessoas querem chegar mais rápido elas pegam um atalho e para isso, saem do caminho.

Saul era perseguidor de Davi, principalmente após Davi ter sido ungido rei de Israel. A Bíblia diz que Saul estava na tenda distraído, e os servos de Davi dizem que aquela seria a hora de ele matar Saul e tomar posse do trono. Davi não o mata, apenas corta um pedaço da orla de Saul, pois teve temor por Saul ser um ungido de Deus. Davi sabia que mesmo Saul tendo sido rejeitado por Deus, ele era ungido de Deus e respeitou essa unção. Respeite a unção dos ungidos por Deus. 


Matar Saul seria o caminho mais fácil, mais rápido para chegar ao trono, mas não era o caminho principal. Se você quer chegar a um objetivo na vida, não pegue atalho. Não pegue atalho para prosperar, para crescer na vida. Talvez se você pegar um atalho, você vai acabar tendo que fazer o caminho todo de novo.


Provérbios 20.21

Posse antes da hora certa, antes do tempo certo, não será abençoada. Se Davi tivesse matado Saul e assumisse o reino de forma antecipada, ele não seria abençoado por Deus. Talvez Deus tem um plano para te fazer gerente de uma empresa, para assumir uma grande posição, mas não tente antecipar isso. Siga no caminho, siga na vontade de Deus, senão você vai ter que refazer o caminho todo de novo.

Muitos usam a frase: Os fins justificam os meios. Como se não importasse como vai chegar, o importante é chegar. Isso está errado! Importa sim como você vai chegar! Permaneça no caminho, permaneça em Jesus. Se Deus quer que você chegue lá, Ele vai providenciar os meios. Se coloque diante de Deus, busque a Deus, porque você não precisa criar situações pra chegar na frente. É Deus, segundo a vontade dEle, que te coloca na frente. Muitas pessoas acabam na mediocridade por terem tomado atalho.


Davi poderia ter matado Saul e tomado posse do reino, mas não o fez porque não era o tempo. Quando Deus diz que vai fazer, ele não precisa de uma “ajudinha”; Ele mesmo faz no tempo e da forma dEle. No Pai está a realização dos seus projetos. Dure o tempo que durar, passe o tempo que passar, mas busque a Deus, clame a Deus e Ele fará. Muitas vezes é difícil suportar certas coisas, mas Deus te dará forças para suportar. Enquanto você está no caminho, você tem total respaldo e proteção de Deus para alcançar seu objetivo. Mas quando você sai do caminho e pega um atalho, você perde o respaldo de Deus. O que pega um atalho, muitas vezes tem que retornar o caminho todo de volta, porque não tem o respaldo de Deus. E muitos acabam até se perdendo e morrendo pelo caminho!


Davi tinha a unção e tinha a promessa de ser rei de Israel, ele poderia ter forçado para chegar ao trono. Você tem promessa de Deus, mas não estrague tudo pegando atalho. Se você forçou algo e pegou um atalho, você tem a oportunidade de retornar do começo e reiniciar a trajetória para seu objetivo pelo caminho que é Jesus. É difícil, mas no caminho, Deus te respalda e protege.

Há muitos avós criando os netos porque os pais pegaram atalho, fornicaram, tiveram relações sexuais antes de casarem e muitas vezes “entregam os filhos” para os avós criarem. Pegar atalhos traz consequências terríveis. O diabo propôs um atalho para Jesus quando disse: Se és o filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pães. Isso era um atalho. Era a forma “fácil e rápida” de comer, afinal, Jesus estava faminto. Mas Jesus não caiu nesse atalho.
Muitos casam pra sair de casa. Casam de qualquer jeito e acabam tendo problemas no futuro com gravidez indesejada e sem condições de criar um filho. Pessoas que agem assim são aquelas que pagaram um atalho e estão sofrendo as consequências. Davi seria rei, mas não do seu modo, deveria ser do modo de Deus. Não antecipe sua bênção. Não saia do caminho. 

Juízes 14.8,9

Sansão foi buscar mel em meio à podridão. Muitos estão fazendo isso, buscando doçura em meio à podridão. Sansão quebrou o voto que ele tinha com Deus ao tocar em animal morto e acabou caindo.

Não pegue atalhos.

Permaneça no Caminho que é Jesus e a sua vontade.



Em Cristo,


Mestre Camilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário