segunda-feira, 9 de julho de 2018

Lições da vida cristã

Êxodo 32.1-8
Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor.
E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.
Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,
E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.


Esse texto nos traz algumas lições importantes para a nossa vida cristã:

1 – Ter paciência até a resposta chegar:
Muitas vezes tomamos atitudes erradas porque não temos paciência para esperar a resposta de Deus. O povo não teve paciência para esperar a descida de Moisés do monte pois estava orando. Eles rapidamente pediram que se fizesse um deus com ouro para ser o deus deles.
Muitas vezes as coisas não acontecem no nosso tempo, acontecem no tempo de Deus. Não podemos, pela impaciência, ter atitudes que podem comprometer nossa vida.
Davi disse: Esperei com paciência no Senhor (Salmo 40.1a). Em meio às provas e problemas é realmente necessário ter paciência, mas temos um Deus que nos dá a paz que excede todo entendimento para guardar o nosso coração de pensamentos negativos. Decisões precipitadas podem nos trazer consequências duríssimas.

2 – Não ceda às pressões dessa vida:
Quando Arão foi pressionado para fazer outro deus pra eles, ele facilmente cedeu. Arão não se posicionou diante daquela pressão do povo. Muitas vezes as pressões da vida nos levam a passar por cima dos princípios divinos. Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10c). Talvez as pessoas e situações estão te pressionando para fazer algo errado, mas Deus diz que nos daria o escape em todas as situações. O diabo vai tentar nos pressionar para ceder ao pecado, mas Deus é o nosso socorro bem presente na hora da tribulação (Salmo 46.1b).
Talvez você está pressionado pela perda do emprego, pela família, no trabalho... Mas descanse em Deus porque Ele te dará a vitória.
O diabo sabe que quando você passa por cima dos princípios de Deus, você está dando legalidade para ele agir na sua vida.

3 – Não podemos fazer as coisas serem mais importantes do que Deus:
Você não pode adorar nada e nem ninguém além de Deus.
Mas como eu posso saber se estou adorando alguém além de Deus?
Você adora tudo aquilo que você dá mais importância do que Deus em sua vida.
Você não pode fazer as coisas serem mais importantes do que Deus pra sua vida. Aquele povo começou a adorar um deus feito com objetos de ouro! Não podemos adorar coisas e nem nada acima de Deus. É como a história do pai que comprou um carro novo e o filho derrama um líquido no banco do carro e o mancha, o pai espanca o filho por ter manchado seu carro, mas Deus o repreende e ele pede desculpas ao filho por ter dado mais valor ao carro do que ao filho. Muitos amam o dinheiro, mas o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Deus te deu coisas pra você desfrutar e não pra você adorar.

4 – Não tire a glória de Deus:
O povo disse que aquele bezerro feito com ouro foi quem os havia tirado da terra do Egito. Eles estavam dando para outro a glória que era de Deus. Tudo o que você conquista você pode perder, caso atribua a outro a glória de Deus. Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas (Rm 11.36a). Mas talvez você pode estar roubando a glória de Deus, dizendo que o que você conquistou foi pelo seu esforço. Não! Tudo foi Deus quem te deu.

5 – Não levante altar para o diabo ser glorificado:
Talvez você está levantando um altar para o diabo. A mentira é um altar que você levanta para o diabo ser glorificado, a fofoca é um altar para o diabo, o engano é um altar para o diabo ser glorificado. Talvez você não tenha altares físicos na sua casa, mas tem altares espirituais na sua vida. Enquanto você guarda a mágoa de alguém é um altar que você está levantando para o inimigo ser glorificado na sua vida assim como aquele povo estava levantando um altar para um deus estranho.

6 – Quando criamos altares em nossas vidas e o adoramos, deixamos de ser povo de Deus (V.7):
Deus não nos escolheu para adorarmos a deuses estranhos, Deus nos chamou para adorá-lo somente. Quando a pessoa se corrompe adorando a outros deuses, ela passa a ser povo do diabo. A corrupção faz a pessoa deixar de ser povo de Deus. Nunca adore o homem, pastor, pregador e quem quer que seja. Temos que adorar somente a Deus. O pecado fez aquele povo deixar de ser povo de Deus para apenas ser o povo de Moisés como o próprio Deus se referiu.

7 – Não seja teimoso (V.9):
Obstinado é teimoso. Deus fala pra não fazer algo e você insiste em fazer. Povo de dura cerviz, que não se dobra, que tem forte e excessivo apego às próprias ideias. Não se dobrar diante de Deus pode trazer consequências duríssimas. Sabe que é errado mas faz.

8 – Seja humilde:
Os grandes líderes da Bíblia foram humildes. Deus disse que iria matar todo o povo de Israel porque adoraram outro deus. A descendência era de Abraão, mas se Deus matasse todos e fizesse de Moisés um povo, o povo e a nação seriam de Moisés, mas Moisés não quis um honra que não cabia a ele. Ele poderia bater no peito e dizer: Ah! A descendência agora vai ser minha e não de Abraão, mas ele não o fez. Ele foi humilde.






Em Cristo,


Mestre Camilo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário