domingo, 10 de junho de 2018

Discernindo o tempo e nos posicionando nele

I Coríntios 14.8
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?

Temos que buscar ter o discernimento do tempo em que estamos vivendo e a medida em que tivermos esse discernimento, temos que nos posicionar diante das situações e diante de Deus.

Eclesiastes 3.1
Tudo tem o seu tempo determinado, e a tempo para todo propósito debaixo do céu.

Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para tudo debaixo do céu. Se há tempo para tudo e não estamos vivendo o tempo certo para cada coisa é porque não estamos discernindo o tempo para nos posicionarmos nele.

A passagem de I Coríntios citada anteriormente diz que há tipos de toques de trombetas diferentes para os soldados. Havia toques para reuniões solenes, havia toques onde os líderes se reuniam para receber instruções e existia o toque para a guerra. Os soldados já sabiam que atitude, que posição tomar dependendo de cada toque.

Muitos de nós não sabemos nos posicionar diante do tempo. Há tempos de guerra, há tempos de ficar quieto, mas muitas vezes estamos tão desatentos com aquilo que Deus nos dá que não sabemos discernir que atitude tomar. É tempo de orar e a pessoa não ora, é tempo de buscar e a pessoa não busca, é tempo de agir e a pessoas não age. Até as formigas sabem o que fazer em cada estação. Há a estação que a formiga trabalha para armazenar mantimentos e há aquela estação de ficar quieta que é o inverno. Às vezes a pessoa vive fora do tempo que deveria viver. Às vezes a pessoa vive o tempo diferente do tempo de Deus. Muitas pessoas não estão entendendo o tempo em suas vidas e acaba fazendo coisas diferentes daquilo que Deus quer fazer.

II Samuel 11.1 – Davi não soube discernir o tempo.
E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.

Era tempo dos reis saírem à guerra, mas Davi ficou em casa. Ele não soube discernir o tempo e não se posicionou diante dele. Com isso, ele acaba caindo em adultério e pecando contra o Senhor. O não discernimento do tempo te faz cometer erros. Esse discernimento e essa posição servem para todas as áreas da sua vida. Mas não fazer isso resulta em várias desgraças que podem vir sobre sua vida.

Atualmente, com tantos problemas em nossa nação, não é tempo de criticar, porque para criticar há muitos, é tempo de orar por nosso país.

Lucas 19.41-44
Jerusalém não tiveram discernimento do tempo da visitação. Quem estava entrando em Jerusalém era Jesus de Nazaré. Quando não discernimos o tempo da visitação de Deus, o inimigo vem contra as nossas vidas; foi isso que aconteceu com Jerusalém. Jesus foi a Jerusalém, mas eles não entenderam o que aquilo significava. Se é som de trombeta para guerrear, vamos guerrear, se é som de adorar, vamos adorar!

Ageu 1.1-10
O profeta estava falando por Deus que era tempo de edificar a Casa de Deus, mas cada um na verdade estava preocupado com a própria casa. Por isso Deus reteria o orvalho. Quando você não discerne o tempo, Deus retém o orvalho e você não é abençoado. Muitos se preocupam apenas com suas próprias casas, com seus próprios afazeres, suas atividades e esquecem das coisas de Deus. É tempo de cuidar só de si mesmo enquanto a Casa de Deus está em ruínas? É por isso que eles semeavam muito e colhiam pouco, se vestiam mas não se aqueciam, comiam mas não se fartavam. Mas por quê? Por que não discerniram o tempo que era de edificar a Casa do Senhor e depois se preocupar com as próprias coisas. Dê prioridade às coisas de Deus, então assim você não sentirá falta de nada.

Gênesis 41.25-36
José discerniu o tempo e se posicionou diante dele. Ele soube dizer o tempo para cada coisa e o que fazer, ou seja, teve um posicionamento diante dele. Se não houvessem discernido o tempo e não houvessem se posicionado, eles teriam passado muita fome na terra. Às vezes é tempo de cortar certas coisas, certos luxos, economizar. Mas por não entender isso, muitas pessoas acabam não discernindo o tempo e não se posicionam e acabam sofrendo.

Se você souber discernir o tempo e se posicionar diante dele Deus vai abençoar sua vida abundantemente.

Mas o que fazer pra discernir o tempo no mundo espiritual?

1 – Ter comunhão com Deus: É como marido e mulher, quando mais tempo de casado, mais um sabe o que o outro tem e precisa. Da mesma forma, quando você tem comunhão com Deus, você sabe que atitude tomar diante de cada tempo. Tem gente que só busca Deus para pedir alguma coisa. Mas temos que ter comunhão com Deus não só pelo que Ele pode te dar, mas pelo prazer de estar com Ele. Tem que ter tempo pra ler a Bíblia, pra orar, ter comunhão com Deus diariamente pois com isso, saberemos nos posicionar.


2 – Buscar sabedoria: Com sabedoria se edifica um casa e com entendimento ele se edifica (Pv 24.3).
Eclesiastes 8.5 diz que o coração sábio terá discernimento do tempo e como se posicionar nele. Peça a Deus um coração sábio para discernir o tempo.

A voz de Deus nunca vai ser incerta, quer estiver em comunhão com Deus vai entender perfeitamente como se discernir o tempo e se posicionar nele.






Em Cristo,

Mestre Camilo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário