terça-feira, 15 de maio de 2018

Não saia de Jerusalém - Lições da Parábola do Bom Samaritano




Lucas 10.25-37

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Nesta parábola, Jesus ensina para o doutor da lei acerca do amor ao próximo.
Nela, Jesus disse que aquele homem descia de Jerusalém para Jericó. Jerusalém era o centro da adoração e representava a presença de Deus, mas ele saiu desse centro e foi pra Jericó.

Mateus 5.35 diz que Jerusalém era a cidade do Grande Rei. Aquele homem saiu da cidade do Grande Rei e foi para a cidade dos homens. Hoje em dia a palavra de Deus é a nossa Jerusalém e não podemos sair dela. Mas muitas pessoas saem da palavra e vão para outras terras. O caminho na saída de Jerusalém para Jericó era um caminho muito perigoso pois os ladrões roubavam as pessoas naquele caminho. Assim também você quando sai da cidade do Grande Rei, você anda por caminhos perigosos e acaba caindo. Muitas pessoas estão se ausentando de Deus e de sua palavra e com isso o inimigo os tem atacado.

A parábola dita por Jesus diz que os salteadores tiraram tudo daquele homem que foi assaltado no caminho. Muitas pessoas também tem perdido tudo o que tem, porque estão fora da palavra. Se há um lugar seguro pra você, esse lugar é em Deus. Porque se sairmos desse lugar, seremos uma presa fácil para inimigo. A nossa Jerusalém hoje é a palavra de Deus. Além de despojar aquele homem, eles o espancaram. É exatamente isso que acontece com aqueles que se afastam da palavra.

Provérbios 14.12

O diabo mostra um caminho que parece direito. Ele simula uma situação que parece ser um caminho bom, mas quando entra, é um caminho de morte. Se você analisar só o “rótulo” das coisas, você vai acabar caindo no engano. Tem coisa que parece boa, mas não é boa. Temos que analisar os caminhos que andamos. Aquele homem que saiu de Jerusalém para Jericó não analisou o caminho e acabou caindo nas mãos dos salteadores. Jericó representa uma cidade de maldição. Aquele homem pensava ser o bom caminho, era pra ter ficado em Jerusalém, mas acabou se expondo.

Provérbios 27.8

Não podemos ficar vagueando por ai longe do nosso lugar em Deus. Temos que permanecer no nosso lar que é Deus. Ele é nossa casa. Assim como a ave que vagueou longe do ninho, foi aquele homem que se ausentou de onde não deveria. Temos que permanecer 24 horas por dia no plano e no propósito de Deus. Na vontade de Deus você vai ter total garantia da vitória em sua vida. A Deus ninguém engana. Tem gente que vem pra igreja e parece estar firme, mas na verdade abandonou o seu ninho faz tempo.

II Samuel 22.31

O caminho de Deus é perfeito e se você está nesse caminho todas as coisas contribuirão para você. Quem está no caminho de Deus o maligno não toca. A caminho de Deus é o caminho da santidade e da verdade. Se você está no caminho de Deus o diabo nunca lhe causará danos.

Não saia do seu lugar em Deus, não saia da palavra que é a sua Jerusalém, assim você será sempre abençoado por Deus e o inimigo não vai lhe tocar.

Em Cristo,

Mestre Camilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário