segunda-feira, 28 de maio de 2018

Como crescer na nossa Jornada Espiritual

Mateus 14.22-33

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andan-do por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o an-dando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.
Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.


Você tem 3 opções na sua jornada de fé:
1 - Ficar onde está.
2 - Voltar atrás.
3 - Seguir em frente e crescer na fé.

Claro que a grande e melhor opção é seguir em frente e a primeira coisa que você tem que ter pra seguir em frente é CORAGEM.

Quando Jesus disse para Pedro descer do barco, Pedro precisava ter coragem. Pedro nunca tinha andado sobre as águas obviamente, mas ele precisava ter coragem. Talvez você sonha abrir seu próprio negócio mas não tem coragem, e a falta de coragem vai te impedir de realizar seu sonho. Pedro não sabia o resultado de sua atitude, ele não sabia o que ia acontecer, mas fez o que Jesus mandou.

Davi enfrentou Golias sendo bem mais fraco e menor que seu inimigo, mas ele tinha coragem. Já tinha enfrentado o urso e o leão e agora estava enfrentando um gigante. Temos que ter coragem de arriscar, de tomar decisões, que a princípio poderão doer em nossa alma, mas que devem ser tomadas. Muitas vezes essas decisões poderão te fazer ir contra seus conceitos, te descontruir, você terá que tirar coisas que te impedem de crescer. Pedro não sabia o que iria acontecer. Pedro teve que sair da sua zona de conforto. O barco teoricamente era o lugar mais seguro. Mas Pedro teve coragem de sair da sua zona de conforto para viver algo impossível.

Muitas vezes queremos recompensa sem sair da zona de conforto. Humanamente o barco era o lugar mais seguro. Pra crescer você tem que ter coragem. Coragem pra estudar o dia todo para passar num concurso, coragem pra acordar cedo pra trabalhar duro, coragem pra sair das redes sociais e se dedicar a algo que te faça crescer. Mas a maioria não tem coragem de fazer isso. Falta a muitos coragem de “perder” para poder ganhar. Muitos jovens hoje estão deixando a preguiça impedi-los de chegar mais longe. As pessoas com os cargos mais altos estudaram mais que os outros, saíram da zona de conforto. Os outros que não chegaram aos altos cargos acabam sofrendo por que não tiveram coragem de fazer o que precisa ser feito: Sair da zona de conforto.

Foi Jesus quem ordenou que os discípulos fossem no barco, foi Ele também quem mandou Pedro andar sobre as águas. Se Jesus fala, você tem que ter coragem de agir. Davi teve coragem de enfrentar o urso, depois o leão, depois o gigante, depois os exércitos dos filisteus e muitos outros. Davi foi crescendo na jornada de fé. Muitas pessoas têm inúmeros culpados para não ter conseguido vencer na vida. Muitas pessoas querem uma honra que nunca deram. Quer colher o que nunca plantou. Tem que ter coragem pra agir e abrir mão de algumas coisas. Pode mudar presidente, mudar governador, mudar quem for, mas se você não mudar não vai adiantar nada.

A segunda coisa que você precisa ter para crescer é FOCO.

Sem foco, você não vai seguir em frente e alcançar o crescimento espiritual. Pedro tirou o foco de Jesus e por isso começou a afundar. Quem não tem foco em Deus vai afundar.

Mateus 6.33
Buscar em primeiro lugar o reino de Deus é ter foco na sua jornada espiritual. Nos versos 31 e 32 do mesmo capítulo mostra pessoas focadas em outras coisas que não é Deus. Mas Ele nos manda focar nas coisas do seu reino, pois assim teremos nossas necessidades supridas. Jó perdeu tudo, mas não tirou seu foco de Deus e com isso Deus deu-lhe o dobro do que ele tinha antes. Muitos jovens entram num namoro que está fazendo-os perder o foco. E quando a pessoa perde o foco, ela afunda. Enquanto o foco de Pedro era Jesus, ele estava disfrutando do sobrenatural.

Isaías 45.22
Quem tem foco está sempre olhando para Deus, porque a salvação vem do Senhor. Não deixe de olhar para Deus. Não perca o seu foco. Quando as propostas surgirem, quando as investidas do mal vierem, não ceda, mantenha o foco em Jesus!

Terceira coisa necessária para crescer na jornada espiritual é a FÉ.

Pedro estava determinado a fazer o que Jesus mandou. Faça o que Jesus manda e deixa o resto com ele. Tenha fé! Tenha fé faça o que Deus está mandando fazer, o resultado é com Ele. Muitas vezes não temos fé pra crescer.
Hebreus 11.6
É preciso ter fé pra seguir em frente.

CORAGEM, FOCO e FÉ: São características necessárias para quem quer crescer.

Efésios 4.15

Temos que amar seguir a verdade para que possamos crescer em tudo!




Em Cristo,

Mestre Camilo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário