terça-feira, 24 de abril de 2018

Reconstrua os muros em ruínas

Neemias 6.1-4
Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,
Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi.
O texto fala acerca da reconstrução dos muros de Jerusalém. O povo de Deus estava exilado e quando Neemias soube que os muros de Jerusalém estavam derribados, ele chorou a Deus por 3 dias e clamou pela reconstrução dos muros. Isso representa a reconstrução das áreas da nossa vida que estão em ruínas. Se há alguma área na sua vida que está em ruínas, você tem que trabalhar assim como Neemias para a reconstrução dessa área da sua vida.

Mas quando o inimigo viu que Neemias estava quase terminando de reconstruir o muro, ele o chamou para o vale de Ono. O inimigo intentava fazer-lhe mal. Mas Neemias recusou a proposta porque ele disse que estava fazendo uma grande obra. O inimigo queria interromper a obra de Neemias.

O diabo também não quer que você reconstrua as ruínas da sua vida. Porque talvez algumas áreas da sua vida se transformaram em ruínas. Por causa da desunião, brigas, agressividade, aquela área tornou-se me ruínas. E agora que você está começando a lutar para reconstruir aquela área da sua vida, o inimigo quer fazer você parar a reconstrução daquela área da sua vida que está em ruinas. Ele quer fazer você achar que não vale mais a pena, que não adianta mais. “Fulano disse que não tem mais jeito”. Mas se Deus falou que tem, então tem. Deus tem a primeira e a última palavra.

Quando o inimigo de Neemias viu que ele estava quase terminando a reconstrução dos muros de Jerusalém, ele montou estratégias para fazê-lo parar. Quando você começar a se empenhar por reconstruir sua vida, ele vai tentar se impor, ele vai colocar o desânimo, ele vai tentar te parar. Mas temos que dar a resposta para o inimigo como Neemias deu: Estou fazendo uma grande obra. E a grande obra que Neemias estava fazendo era uma reconstrução. Esses muros que Neemias estava reconstruindo, representa as áreas da nossa vida que estão em ruinas. Mas quando o inimigo tentar te parar, você tem que dar a mesma resposta.

Muitas vezes as circunstancias vão tentar fazer você acreditar que não está adiantando nada a sua luta, a sua batalha. Mas temos que ser como Paulo: Não me guio por vista, mas vivo pela fé no Filho de Deus. A fé é a certeza das coisas que se espera. Você espera ser curado, prosperar, ter seu casamento reconstruído. A fé te dá a certeza de que aquilo já aconteceu. Mas esse esperar não é ficar de braços cruzados, é você agir de acordo com aquilo que você crêr que Deus fará na sua vida.

Em Cristo,

Mestre Camilo



Nenhum comentário:

Postar um comentário