terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Ensinamentos da conversão de Zaqueu

Lucas 19.1-10
E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Essa passagem traz ensinamentos de um homem que era rico, mas que sua riqueza não trazia nenhum benefício para ele. Até que ele encontrou Jesus e teve sua vida completamente mudada. Temos que não somente aprender, mas aplicar esses ensinamentos em nossa vida.

Vamos a esses ensinamentos:

1 – Zaqueu deu ouvidos ao Salvador que estava a caminho:

A Bíblia diz que a aquele que ouve a palavra e a pratica, é como o homem que edifica a sua casa sobre a rocha (Mateus 7.24). É importante aprender a ouvir a Deus.

Romanos 10.17
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Quando Zaqueu ouviu que Jesus estava passando, ele deu crédito àquilo e foi de encontro a Jesus. Quantos estão dentro da igreja mas não dão crédito ao que Jesus tem dito. Antigamente Deus falava através de profetas e visões, hoje ele fala através da Palavra de Jesus (Hebreus 1.1). A nossa bênção está naquilo que Deus fala. Muitos estão atrás apenas de uma oração. E oração é importante. Mas se você crer na palavra, ela vai te limpando e limpando e não só te torna puro, mas capaz de abençoar outras pessoas. Deus quer não só que você seja abençoado, mas que você seja um abençoador.

Há pessoas que querem só receber uma oração, mas não querem ouvir e nem tem prazer em ouvir a palavra. Quando você ouve, Deus vai te preparando para se libertar e ser abençoado e um abençoador.

2 – Zaqueu quis conhecer Jesus melhor:

A religião colocou em nossa mente muita coisa errada acerca de Jesus. Ela apresenta Deus como um Deus que está com um chicote na mão pronto a nos castigar ao inferno. Mas o nosso Deus é um Deus misericordioso. Mas muitos ainda estão com os ensinamentos da religião. Você precisa conhecer o caráter desse Deus. Jó disse: Antes te conhecia de ouvir falar, mas agora eu ando contigo (Jó 42.5). Quando você anda com Deus, você o conhece de fato e de verdade. Não um Deus apresentado pelos pais ou pela religião, mas o Deus verdadeiro.

Oséias 6.3
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Você pode dizer que conhece o Senhor. Mas não pode parar por ai. Por mais que você o conheça, você não o conhece na sua totalidade. Você tem que prosseguir em conhecer Jesus. Quanto mais o conhecemos, mais aprendemos sobre seu caráter. Uma vez que você conhece Deus, você não pode parar, tem que prosseguir em conhecer. Mas muitos pararam de conhecer a Deus porque acham que já o conhece o suficiente. O que Deus tem pra revelar pra você é muito mais do que o que já foi revelado. Zaqueu não se contentou em conhecer Jesus no meio do caminho, ele o levou para a sua casa para conhecer mais sobre Ele.

3 – Zaqueu se esforçou apesar dos seus embaraços:

Zaqueu era de pequena estatura. Espiritualmente, tem pessoas que são de pequena estatura no conhecimento da palavra de Deus e por isso muitas vezes não conseguem ver Jesus. Quando você não aprende o que realmente importa, você acaba não crescendo no conhecimento e não se livrando dos embaraços da sua vida. Mesmo com todas as suas limitações, se esforce. Cada um tem suas limitações. Você não pode deixar suas limitações te impedir de conhecer o Senhor Jesus.

Gideão tinha suas limitações. Ele era o menor da sua casa e a casa do seu pai era a menor da tribo. Eu tenho limitações, mas é necessário um esforço. Se esforce seja lá qual for a sua limitação.

Salmo 31.24
Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.
Quando você se esforça Deus te fortalece. Se você se esforçar, Deus vai ver seu esforço e vai fortalecer seu coração. Se você for olhar suas limitações talvez nem vivo você estaria hoje. Você será fortalecido porque você já tem se esforçado na sua vida.

II Crônicas 15.7
Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.
Quem se esforça tem recompensa.

Quem se esforça se fortalece e quem se esforça tem uma recompensa. Com certeza, você não terá os mesmos resultados se esforçando do que sem esforço algum.

4 – Zaqueu achou em Cristo mais do que ele esperava:

Deus é poderoso pra fazer infinitamente mais além do que pedimos ou pensamos segundo o seu poder que em nós opera (Efésios 3.20).

Lucas 19.9
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Zaqueu teve um encontro com Jesus que salvou a sua vida, mas Jesus fez muito mais do que isso. Jesus disse que a salvação veio não somente à vida de Zaqueu, mas a toda a sua casa. Em Deus você vai encontrar muito mais do que o que você sonhou. Deus vai te surpreender mesmo em suas limitações. Deus não depende das suas limitações pra operar em sua vida. A salvação de Zaqueu não chegou só a sua vida, mas a sua casa. Deus fez mais.

5 – Zaqueu foi convertido no bolso:

Tem gente que converte a alma e o coração, mas não quer converter o bolso.

Lucas 19.8
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
É fácil dizer que se converteu. Mas as vezes a pessoa converteu o coração mas não converteu o bolso. Não quer ser dizimista e ofertante fiel ao Senhor. Quando você se converter plenamente como Zaqueu, você vai entender que o que você tem foi Deus que te deu e que você deve ser fiel a Deus nos dízimos e ofertas.

Não importa qual a sua atuação, se converter é adorar a Deus com suas finanças.

6 – Zaqueu, na presença de Jesus, reconheceu que deveria restituir o que havia pego de outras pessoas:

Se você pegou alguma coisa de alguém, você tem que devolver o que você pegou. Isso não só em relação aos bens materiais. Se você defraudou alguém, falou mal dela, mentiu sobre alguém, você tem que chegar para as pessoas que você falou e confessar que errou e se reposicionar.

Tem muito crente que a vida está amarada e que vive falando da vida das pessoas. Você tem que restituir a honra daquela pessoa. Você tem que procurar a pessoa e se retratar. Às vezes por uma mentira você pode acabar com um casamento.

Certa vez em São Paulo houve uma calúnia contra empresários donos de uma escola, dizendo que eles estavam abusando das crianças. A vida deles acabou e a escola fechou. Depois de muitos anos foi provado que não era verdade. Imagina o prejuízo moral e financeiro que eles enfrentaram?! Tenha cuidado com os comentários que você faz. Se você se converteu de verdade, restitua a honra daquela pessoa que você falou mal ou mentiu. E se pegou algum bem material, restitua o bem daquela pessoa.

Caráter é o que você é quando está sozinho. As fotos que você posta nas redes sociais não dizem muito sobre o seu caráter. Lá você aparece, mas você pode ser muito diferente daquilo que você posta lá. Zaqueu reconheceu e restituiu o que roubou. Siga o exemplo Zaqueu. Restitua o que você roubou.

7 – Zaqueu valeu-se a última oportunidade de receber Jesus na sua casa:

Deus nos dá oportunidades e temos que aproveitá-las. Talvez essa seja sua última oportunidade de ouvir essa verdade. Certa vez estava servindo a Santa Ceia em Belo Horizonte e vi um senhor de cabelo grisalho em comunhão com Deus e achei lindo. No outro dia de manhã a esposa desse homem me ligou dizendo que ele estava deitado na cama, suspirou e morreu. Não sabemos quando será nosso dia. Você não pode ficar adiando a sua decisão de se consertar.

Eclesiastes 9.2a
Tudo sucede igualmente a todos.
As oportunidades são para todos.

Faça um concerto com Deus hoje mesmo e renove a sua vida. Se você ainda não aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador aceite-o agora mesmo e não perca essa oportunidade.









Em Cristo,

Mestre Camilo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário