domingo, 4 de novembro de 2018

Bênçãos que a Presença de Deus nos proporciona


I Crônicas 13.1-3

E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.
E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco;
E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.

A arca, juntamente com os elementos que tinham dentro dela, era símbolo da presença de Deus. Davi então se preocupou em trazer a arca de volta para Israel. Saul no entanto, era um homem perturbado, que logo após dizer para Davi que o amava, queria matá-lo. Mas ele era perturbado pela falta da Arca da Aliança que representava a presença de Deus. A Arca da Aliança, no tempo de Saul, não estava em Israel, e ele não se importou com isso.

Saul, antes de tudo, estava preocupado em perder seu reinado, mas não se preocupou com a ausência da Arca em Israel. Muitas pessoas buscam primeiro as coisas do mundo e só depois as coisas de Deus, como Saul. Mas a Bíblia diz: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6.33). Saul era um homem perturbado e fraco porque não se importava com a presença de Deus e isso enfraquece uma pessoa. Davi entendeu a importância da presença de Deus e por isso, prontamente, trouxe a arca da aliança que representava a presença de Deus para Israel e por isso foi abençoado.

3 Bênçãos que a presença de Deus nos proporciona.

1 – Alegria:
Saul pecou e Davi também pecou. Mas a diferença é que Saul, ao pecar, só se preocupou em manter o seu reino. Davi, no entanto, se preocupou com sua salvação. A presença de Deus traz a alegria da salvação. A pessoa com a presença de Deus tem a alegria de louvar, de adorar, de cantar, de ofertar, de orar. A opressão é a ausência de Deus na vida da pessoa.

Salmo 16.11
Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Quando temos a presença de Deus, não temos apenas um pouco de alegria, mas temos abundância, fartura, plenitude de alegria. Quando a pessoa tem a alegria de Deus, até o sorriso dela é diferente. Deus quer dar da presença dele em abundância na sua vida e na sua casa.

Não há porque ficar triste quando a presença de Deus está em nós, porque Ele nos enche de alegria mesmo em meio às dificuldades.

2 – Descanso:

Êxodo 33.14
Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Eles estavam no deserto, com falta de água e de alimento. Com frio a noite e calor extremo ao dia. Mas mesmo assim a presença de Deus traria descanso para o seu povo. E não só descanso físico, mas descanso da alma. A presença de Deus vai junto com você para te trazer descanso e paz mesmo em meio às tempestades.

Sem a presença de Deus em você, não há diferença entre você e o ímpio (v.16 - Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?). A presença de Deus nos faz separados e diferentes dos povos do mundo.

3 – Proteção:

Salmo 31.20
Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas.
Há um lugar secreto para você ser protegido e esse lugar é a presença de Deus. Quando você tem a presença de Deus, Ele te oculta do mal. Isso é proteção. Há lugar em Deus pra você.

Isso nos faz entender porque Davi, quando assumiu o reino de Israel, providenciou imediatamente que a Arca, que representava a presença de Deus, fosse trazida para sua terra. A presença de Deus traria, e trouxe proteção para Davi e seu povo. Davi tinha ciência dos benefícios que a presença de Deus em Israel, representada pela Arca, traria para os seus.

Alegria. Descanso. Proteção.










Em Cristo,

Mestre Camilo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário